Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

DOCUMENTÁRIO SOBRE A ÚLTIMA VIAGEM DO NAVIO RMS HILDEBRAND


















Fui hoje como convidado assistir à apresentação (ante-estreia) de um documentário sobre o naufrágio do RMS Hildebrand. Trata-se de uma produção nacional cujas imagens foram feitas por um recente amigo e grande operador de câmara sub chamado Pedro Carvalho.
Ofereci-lhe uma das minhas fotos aéreas do Cabo da Roca, para ilustrar uma das cenas.
O trabalho jornalistico, também por outro Pedro, o Pedro Tomás, está muito bom e o conjunto de todo o trabalho está ao nivél de qualquer produção BBC, ou outras no género.
A apresentação foi feita no forte de S Jorge de Oitavos, ou seja no mesmo local onde o navio encalhou. Foi interessante, as entrevistas com pescadores que na época ajudaram e também com alguns dos passageiros britânicos que ainda hoje recordam o sucedido. Ninguém morreu, mas mesmo assim ficou uma história para contar, com a presença na sala com os entrevistados ingleses, o que tornou mais emotiva e interessante a apresentação.
No texto de apresentação escreveu assim:
"No dia 25 de Setembro de 1957, o navio a vapor inglês, RMS Hildebrant, misto de passageiros e carga da empresa Booth Line, naufragou em frente ao Forte de S. Jorge Oitavos. À data tratou-se de um grande acontecimento, notícias de jornais e motivo de peregrinação de multidões, fazendo-se piqueniques e passeios de fim de semana, durante o tempo de permanência naquele local.
Este acontecimento que ficou na memória de todos os que visitaram o naufrágio e principalmente as pessoas residentes na região, passou a fenómeno sociológico e até cultural, fazendo parte de um momento "poético".
Pedro Carvalho produziu e realizou um filme documental com base na pesquisa histórica de Pedro Tomás e de Ruth Lockyer, que retrata a história deste navio, dos seus tripulantes e passageiros. Contém múltiplos depoimentos na primeira pessoa, uma passageira e um tripulante incluindo pessoas residentes na região.
Cinquenta e quatro anos depois, Ruth Lockyer e Tony McClements vêm de Liverpool assistor à estreia do filme. Ruht tinha sete anos na altura e viajava com os pais para Antígua e Tony, recém-formado engenheiro naval, fazia a sua primeira viagem como tripulante.
O filme é apresentado no Forte de S. Jorge de Oitavos, relacionando o espaço e os personagens com os acontecimentos."
Aqui ficam algumas imagens do evento e do filme, fotografado directamente para a tela.

Aos dois os meus parabéns!

1 comentário:

diario de mergulho disse...

Boa noite, Carlos Sargedas

Muito obrigado pela presença, pela opinião e por ter gostado do documentário.

Grande abraço

Pedro Tomás