Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

THE CAPE - A MINHA IDA Á GRUTA DA GRANDE FALHA

A viagem é vertiginosa!

Um rappel de aproximadamente 100 metros na vertical, só mesmo para apaixonados e "loucos da espeleo".
A equipa da Vertente Natural com o João da Luz "Cartola", o Jorge Ribeiro e o Alfredo Luis Saloio depois juntaram-se alguns elementos que vieram fazer esta "saída" organizada .




Fui sem receio acompanhar e também fazer a descida que é simplesmente "Brutal"!  Chegamos a meio temos mesmo que parar para "gozar" a paisagem e sentir o mar bem perto de nós a bater nas rochas de uma forma gigantesca.
A descida á gruta da grande falha é "do outro mundo". 



As emoções e as admirações são constantes. Ao chegarmos bem lá no fundo da gruta e da 1ª falha, vemos um "rio" subterrâneo com uma água limpida e calma. Numas boias e pequenos barcos atravessámos ao longo do estreito que vai escurecendo, apenas iluminado pelas luzes dos capacetes.







Lá bem no fundo subimos e descemos umas reentrâncias até chegar a uma colónia de pequenos morcegos; Uns voavam bem lá no alto nas profundezas, outros dormitavam bem agarrados ao "tecto" Obliquo sem que a nossa presença os perturbasse.



A passagem para a 2ª falha completamente ás escuras, com outro rio límpido e transparente.
Consegui uma vez mais ir até ao fundo num pequeno barco insuflável e a sensação é simplesmente fantástica!



Voltados á luz do dia, algumas horas depois, e olhar bem lá de baixo, a escarpa que teríamos que subir, falta-nos o folgo só de olhar...


Um a um lá fomos subindo, fazendo as passagens em três paragens de "descanso" e de mudança de cordame. A subida é feita com os equipamentos de espeleo, mas não deixa de ser a pulso e a pouco e pouco vamos ficando cansados, (uns mais que outros) enquanto alguns jovens levaram 15 minutos a subir, eu ainda o fiz pelos 35 minutos, o que foi bem menos do que previ inicialmente.
Ao chegar "cá a cima" foi o esperar que todos os outros chegassem.


Enquanto para descer, conseguimos fazê-lo em cerca de 1 hora, para a subida foram necessários cerca de 3 horas.

Sem comentários: