Seguidores

domingo, 25 de janeiro de 2009

Os 600 Anos do Cabo Espichel

Se disser que o Cabo Espichel é certamente o património mais importante, rico e diversificado do nosso Concelho, tenho a convicção que não estou a dizer nenhuma asneira.
Por ser tão variado propus-me quando terminei o meu livro Vertigem Azul, a planear o desenvolvimento deste projecto, fazer um livro dedicado exclusivamente ao Cabo Espichel, tentando reunir todas as vertentes que a ele estão ligados.
O objectivo é  de o lançar na comemoração dos 600 anos do Santuário do Cabo Espichel.
Nesta base de trabalho e sabendo do enorme património que alguns dos meus colegas fotógrafos amadores e profissionais têm , resolvi tornar este projecto um projecto colectivo, tirando partido do melhor que cada um de nós tem para colocar neste projecto.
No desenrolar deste trabalho, cheguei á conclusão que apesar de ter muito, muito haveria para acrescentar, e desde logo propus á Câmara Municipal de Sesimbra que me apoiasse neste projecto através do "alargamento" a outras áreas que não só a fotografia como estava inicialmente previsto.
Assim irei juntar também um cariz cientifico de modo a tornar este projecto o maior e mais completo para uma finalidade: Com a reunião de todos os elementos, dados, fotografias, conseguir um documento único até aqui não existente.
A realização de um documentário em Video de Alta Definição ao patamar dos documentários da BBC ou National Geográfic , será uma realidade e uma grande produção que todos, iremos nos orgulhar.
Com o desenrolar do projecto cheguei á conclusão que poderíamos desenvolver mais a nivél cultural; porque não juntar também os artistas plásticos, para fazer uma série de exposições colectivas e individuais sobre o Cabo Espichel ; faríamos palestras e seminários, debates e conferências sobre o rico património Natural, Histórico, Arquitectónico, etc, etc;
Falar nas escolas para se realizar projectos literários e de audio visual sobre o tema;visitas de estudo. Criar uma semana de cinema com a projecção dos diversos filmes nacionais e internacionais que se realizaram no e sobre o Cabo Espichel.
Todo este trabalho será reunido numa única finalidade: A inscrição de um projecto para a candidatura do Cabo Espichel a Património Mundial.
Temos muito trabalho pela frente, mas mesmo que, quando chegar ao fim,  esta candidatura não "der em nada", certamente que todos nós ficaremos mais ricos e Sesimbra num outro patamar cultural.

Sem comentários: