Seguidores

terça-feira, 8 de setembro de 2009

UMA MENÇÃO HONROSA

Ontem no final do dia , recebi um e-mail com o seguinte texto:
Prezado Carlos Sargedas,

Venho pela presente convidá-lo a participar no Festival ART&TUR que terá lugar de 23 a 27 de Setembro em Barcelos, para o que anexo Ficha de Acreditação.
A hospitalidade é por conta da organização - só terá que custear a sua deslocação.
Mais informo que 3 dos 5 filmes que enviou a concurso integram a Selecção Oficial (os restantes dois podem ser vistos a la carte na Videoteca.
Mas mais importante ainda foi a decisão do júri de atribuir Menção Honrosa ao seu filme "Viva uma Experiência extraordinária em Lisboa"

Agradeço uma resposta tão breve quanto possível.

Melhores cumprimentos

Francisco Dias
Director do ART&TUR e presidente da APTUR

PS: o programa pode ser visto aqui: http://www.tourfilm-festival.com/
O filme premiado, já tem tido grandes referências e notas de felicitações por alguns blogues e sites a nivel nacional e internacional, mas não deixa de ser para mim muito gratificante vir a ter 3 filmes selecionados para exibição no Concurso/Festival e ainda distinguido com uma MENÇÃO HONROSA no filme " Viva uma experiência Extraordinária em Lisboa"
Poderão ver o filme no meu site do Falcão Azul http://www.falcaoazul.com e selecionar o filme Lisboa.
De referir que o ART & TUR é membro do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, fazendo assim parte de uma rede mundial de doze festivais internacionais. A apresentação pública do programa do ART & TUR será presidida por Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e presidente da edição deste ano do ART & TUR, estando também presentes o presidente da APTUR e a vereadora do pelouro do Turismo da autarquia, respectivamente, Francisco Dias e Joana Garrido. A segunda edição do ART & TUR, que se irá inserir nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, decorrerá de 23 a 27 de Setembro em Barcelos, cinco dias durante os quais serão exibidos 163 filmes provenientes de 38 países, uma selecção dos melhores enviados a concurso. Todos os filmes a exibir irão contemplar o fenómeno turístico, desde o cinema documentário ao cinema promocional. Para além da exibição dos melhores filmes, o ART & TUR irá trazer também à cidade de Barcelos variadas iniciativas culturais, tais como conferências, espectáculos de música e dança, exposições fotográficas, provas gastronómicas e animação de rua.
Mais uma vez se confirma o que referi anteriormente, são sempre os de "fora"...

2 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Caro Carlos,

Não é a primeira vez que o refiro mas não me canso de dizer que o seu trabalho é de uma qualidade excepcional.
Pelo que conheço, posso arriscar dizer que é mesmo um trabalho singular no nosso país, pelo menos no que diz respeito à área da divulgação turístico-cultural e, consequentemente, uma grande mais-valia para o avanço económico-cultural da nossa nação. Por tudo isto, penso que todos lhe devemos o maior sentido de respeito e gratidão.
A meu ver, o trabalho que tem vindo a desenvolver, patente nos seus websites, deveria ser melhor aproveitado pelas entidades governamentais responsáveis pela divulgação do nosso país "lá fora"... no fundo o turismo é uma importantíssima fonte de receitas e todos teríamos a lucrar com a utilização de trabalhos como o seu, como marca oficial...
Vejo-o como o Yann Arthus-Bertand português, pois penso que ambos os trabalhos se enquadram numa linha muito próxima. Sou um defensor dos valores nacionais e do rigor profissional e acredito piamente que, caso o Carlos viesse a ter apoios e meios equiparados ao Yann, poderia atingir um bem merecido sucesso mundial equivalente. O seu enorme potencial já existe, esta menção honrosa é um pequeno resultado disso, e quantas mais virão, certamente...
Desejo-lhe, mais uma vez, o maior sucesso a todos os níveis...

Um forte abraço,
Pedro Ferreira

Unknown disse...

Caro Carlos Sarzedas
Creio que seja apenas o início do que acredito ser o caminho rumo ao reconhecimento do mérito que há muito já deveria ter sido reconhecido.
Gosto muito do seu trabalho que vou acompanhando com as fotos que se podem apreciar nos livros "Vertigem azul" e o de culinária cujo nome não tenho presente, bem como outros trabalhos que já tive o prazer de acompanhar.

É verdade que nunca cruzou os braços e daí a sua versatilidade acompanhada de grande profissionalismo e dedicação; por isso considero-o um excelente profissional em tudo quanto fotografa...penso contudo, que o segredo do que capta através da lente é entrega e paixão, com que faz cada trabalho.
Continue a brindar-nos com os seus "momentos", que se traduzem em obras de arte.
Bem haja e até sempre
Um Abraço
Ana Fonseca