Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

15 ANOS EM ROTARY

Faz hoje 15 anos que entrei para o movimento do Rotary International, através do rotary club de Sesimbra. Mais que um clube de serviços é o maior movimento de serviços do mundo, com 33833 clubes em 212 países divididos por 534 Distritos.
Um movimento que preza ser o que mais bolsas educacionais patrocina em todo o mundo e responsavél pela irradicação da Polio do planeta Terra, estando agora após vários anos de luta, a ver os últimos casos.
Muito mudou no país e no Mundo nestes 15 anos, as guerras e os atentados terroristas do 11 de Setembro nos E.U.A. mudaram a forma de vermos o mundo. Também a revolução tecnológica está para além dos limites da nossa imaginação. Mas também eu mudei! Sou uma pessoa mais madura, agora com 50 anos, também vejo o mundo e as pessoas de forma diferente. No rotary após uma presidência no clube de Sesimbra, muito mudou em mim na forma de ver a minha terra e o meu país, sou mais responsavél mas também muito mais exigente para comigo e com os outros. Muitos projectos, e muitos sonhos realizados, sou certamente um Homem Feliz, hoje também com a companhia da minhas duas mulheres, a minha filha e a minha mulher que me acompanham e me vão dando o equilibrio necessário para ter sempre os pés bem acentes no chão, quando a minha cabeça "não para" com os inúmeros projectos que teimo em acrescentar á minha vida.
No dia em que faço 15 anos de Rotary enviei a minha candidatura á governadoria do Distrito 1960. Não sei se a ganho, mas tenho a certeza que se assim acontecer, serei por um ano a força de liderança para elevar o movimento rotário a um nível de esperança.
O meu curruculum Rotário ao longo destes 15 anos:

CARLOS SARGEDAS
n.º5759894 de Rotary Internacional
Club: R.C.Sesimbra n.º 28228


1995-1996- Governador Martinho Castro Pinheiro
Admitido em RI 13-11-95 como sócio representativo do Rotary Club Sesimbra
Classificação: Fotografia

1996-1997 Governador José Espírito Santos Silva

1997-1998- Governador C. Mendes Fernandes
Director dos Serviços Profissionais no Rotary Clube de Sesimbra

1998-1999- Governador Ricardo D’Almeida Júnior
Director dos Serviços à Comunidade no Rotary Club de Sesimbra

1999-2000- Governador Luis Carlos Delgado
Director dos Serviços Profissionais no Rotary Club de Sesimbra

2000-2001- Governador Luis Filipe Castela
Director dos Serviços Comunicação e Imagem no Rotary Club de Sesimbra

2001-2002 Governador Carlos Luis Carmona
Director dos Serviços Profissionais no Rotary Club de Sesimbra

2002-2003 Governador Henrique Gomes de Almeida
- Participação no Seminário da Equipa Distrital
- Participação na Assembléia Distrital
- Participação na Conferencia Distrital
- Participação no Seminário do Quadro Social
- Participação no Seminário da Rotary Foundation
- Director dos Serviços à Comunidade no Rotary Club de Sesimbra
2003-2004- Governador Frederico José E. Nascimento
- Presidente do Rotary Club Sesimbra
- Como presidente abri o rotary e o clube á comunidade tendo visto o trabalho do clube ser referenciado em 120 notícias na comunicação social com alguns destaques de 1º página.
De destacar algumas acções que tornaram o Rotary e o Clube uma referencia a nível Distrital, como ter sido uma vez mais o clube do mundo que mais bolsas de estudo patrocinadas, nesse ano com 87 bolsas de estudo.
Produzi a realização do projecto “Rotary e Arte ao Serviço da Comunidade” com duas exposições que reuniu vários artistas nacionais, cujas exposições conseguiu a verba necessária para comprar e oferecer uma viatura á Cercizimbra, tendo ainda realizado um catálogo oficial que promoveu na comunidade todo este evento.
No final numa cerimónia pública na presença de todos os artistas e comunicação social, não só demos credibilidade ao projecto mas todos poderam ver a realidade da entrega, facto que muitas vezes não acontece, deixando algumas dúvidas da finalização destes projectos.
- Consegui pela primeira vez a presença da governadora Civil de Setúbal num clube rotário, tendo após essa presença conseguido a obtenção de 3 bolsas de estudo para o clube, mais tarde realizei protocolos com o governo Civil de Setúbal para a continuidade desse apoio ao clube.
- No ano de mandato organizei e promovi 8 palestras directamente relacionadas com a comunidade para um maior relacionamento e conhecimento das potencialidades e necessidades da mesma, tendo em todas elas a presença de muitas pessoas que assim tiveram um primeiro conhecimento do movimento rotário.
-Durante o meu ano de mandato visitei 35 clubes de forma a estabelecer algumas parcerias de cooperação e conhecimento do distrito rotário
- Fiz uma grande tentativa para o inicio de um Rotaract tendo conseguido levar á convenção Nacional um grupo de possíveis membros, tendo ainda nesse ano desenvolvido algumas reuniões para a formação deste grupo. No final do ano a companheira Isabel Tiago reconheceu o trabalho realizado em prol do Rotaract
-Criei uma página num jornal local de forma a dar informação rotária sobre o Rotary Internacional e também dando visibilidade de todo o trabalho que o clube da comunidade e o movimento no mundo ia desenvolvendo.
-No meu ano de mandato consegui com a ajuda dos meus companheiros de clube criar e dar acompanhamento e apoio a 57 Projectos do Movimento, do clube e da Comunidade, incluindo a formação do clube como associação, cabazes de natal, palestras na comunidade, mostra na feira de educação, recuperação de espaço envolvente de árvore classificada, apoio a instituições e famílias, exposições e assinaturas de vários protocolos com governo civil de Setúbal, Câmara Municipal de Sesimbra e várias empresas públicas e privadas no Conselho.
- No meu mandato tive a oportunidade de propor a Menção Quatro Avenidas de Serviço para ser entregue pela primeira vez em Portugal á companheira Teresa Mayer.
-Consegui levar 30 % do clube á 58ª Conferencia realizada na Madeira
-Também consegui motivar cerca de 70 % do clube a visitar o R.C. Évora quando do seu 25º aniversário,e mais de 50% a visitar o clube de Almeirim no seu 1º aniversário
-Para um clube “fora” dos grandes centros urbanos ter na sua finalização na cerimônia de transferência de tarefas a presença de cerca de 170 pessoas foi a prova da grande reconhecimento pelos clubes rotários dos dois distritos nacionais.
- Atribuição do titulo Paul Harris Fellow
- Participação no Seminário da Equipa Distrital
- Participação na Assembléia Distrital
- Participação na Conferencia Distrital
- Participação no Seminário do Quadro Social
- Participação no Seminário de Formação de Presidentes de Clubes
- Participação no Seminário da Rotary Foundation
- Participação no Seminário Distrital de Juventude

2004-2005- Governador António Conde
-Director dos Serviços à Comunidade do Rotary Club de Sesimbra
-Responsável pela imagem do Rotary Clube Sesimbra para o exterior .
-Após o excelentes resultados que obtive com a presidência do clube perante a comunicação social, passei durante alguns mandatos a fazer a informação e divulgação dos trabalhos e preservar a imagem para o exterior do Rotary Club de Sesimbra.
Esse facto fez-me elaborar durante vários anos o processo de candidatura ao Prémio Rotary de Relações Públicas, sendo atribuído apenas um por distrito; Prémio esse que o Rotary Club de Sesimbra tem ganho todos os anos em que participei com essa candidatura.
-Membro da Equipa Distrital na Sub Comissão Serviços Internos realizando palestras sobre a “Cultura Rotária” nos clubes de Évora, Moita, Palmela, Setúbal, Setúbal-Sado e Sesimbra.
-Participação no Seminário da Equipa Distral
-Participação na Assembléia Distrital
-Responsável pela participação e candidatura ao IGE de um profissional que veio mais tarde ingressar no clube como meu afilhado, sendo hoje o actual presidente.
-Participação na Conferencia Distrital
-Participação no Seminário do Quadro Sócial
-Participação no Seminário da Rotary Foundation
-Acompanhei o companeiro Governador a muitas visitas a outros clubes
-Atribuição do titulo Paul Harris Fellow com uma safira
-Organizador e dinamizador por uma conferencia pública de rotary sobre
Fernando Pessoa na comunidade
-Fiz um cd de apresentação sobre o processo do Rotary Clube de Sesimbra obter
as Bolsas de Estudo. Enviei para todos os clubes uma copia de forma a fomentar
e ensinar a obter êxito, facto que veio a surtir efeitos nesse próprio ano.

2005-2006- Governador José Manuel Pereira
-Membro da Comissão Executiva da candidatura de Lisboa á convenção
Internacional de 2013
-Responsável pela Imagem do Rotary Club de Sesimbra para o exterior
Membro da Equipa Distrital como Governador Assistente para o grupo 8 Tejo –
Sul, para os Clubes de Almada, Barreiro, Costa Caparica, Sesimbra, Moita,
Montijo e Seixal.
Durante o ano rotário consegui reunir todos os meses em reunião conjunta extra
com todos os presidentes dos clubes de forma a combinar várias estratégias e fazendo que alguns clubes fizesses reuniões conjuntas e várias actividades conjuntas, fortalecendo assim as relações e amizades entre os companheiros dos clubes deste grupo.
-Acompanhei o Companheiro governador a muitas visitas aos outros clubes
-Apresentei o movimento Rotário à Associação Raríssimas, facto que ao longo dos tempos veio a tornar-se um encontro muito importante para esta associação. Graças ao Rotary a Raríssimas conseguiu um terreno na Moita para hoje erguer o seu grande projecto de construção de uma grande edifício para receber e apoiar todo o tipo de doenças raras. Após anos em busca de apoio, o rotary foi a primeira etapa de desenvolvimento desta associação. Graças á dinâmica que coloquei neste projecto que levei a Raríssimas a muitos clubes rotarios que conseguiu apoio também em materiais para a construção deste projecto.
-Participação no Seminário da Equipa Distrital
-Participação no Seminário de Formação de Presidentes de Clubes
-Participação na Assembléia Distrital
-Participação na Conferencia Distrital
-Participação no Seminário do Quadro Social
-Atribuição do titulo Paul Harris Fellow com duas safiras

2006-2007 – Governador Artur Almeida e Silva
-Presidente da Comissão Serviços á Comunidade do Rotary Club Sesimbra
-Membro da Equipa Distrital na Comissão do Quadro Social e Expansão
-Formador do Rotary Clube de Azeitão - Propus-me levar a cabo a possibilidade de organizar a formação de um novo clube, o Rotary Clube de Azeitão .
Com a ajuda do companheiro Hélder Fráguas (R.C.Barreiro) residente nessa zona, conseguimos mobilizar para um primeiro encontro e apresentação do movimento rotário cerca de 15 pessoas.
Nessa minha primeira intervenção e após cerca de 1,30h de apresentação verbal e audiovisual consegui inscrição de 12 elementos; Estava lançada a semente que ao longo do ano foi crescendo e durante todo o ano rotário estive presente em reuniões de formação e preparação do novo clube, além das reuniões no meu clube.
-Durante todas as semanas o clube em formação ia ficando mais forte e coeso e também foram entrando novos elementos a pouco e pouco que vieram a dar corpo a este novo projecto.
-Participação no Seminário da Equipa Distrital
-Participação na Assembléia Distrital
-Participação na Conferencia Distrital
-Participação no Seminário do Quadro Social
-Participação nos vários Fóruns de Responsabilidade Social
-Director dos Serviços Comunicação e Imagem no Rotary Club de Sesimbra
-Membro da Comissão Executiva do Instituto Rotário de Lisboa
-Durante os vários dias de preparação e nos próprios dias do Instituto Rotário de Lisboa, foram vários os momentos importantes e de grandes estímulo. Como fotografo oficial do evento, acabei por ter alguma “formação” (por estar presente) em várias reuniões de formação dos vários governadores. Também ouvi e senti com alguma emoção as várias intervenções dos vários presidentes de RIque estiveram a dar formação e muitos dos presidentes de várias comissões de formação de governadores.
Também como responsável pela parte técnica de todos os audio-visuais deste Instituto Rotário, tendo-me dado algum conhecimento e experiência na organização deste tipo de eventos.

2007-2008 – Governador Eduardo Caetano de Sousa
-Membro da Equipa Distrital para a Expansão e Criação de Novos Clubes
-Participação no Seminário de Formação de Presidentes de Clubes
-Participação no Seminário da Equipa Distrital
-Participação na Conferencia Distrital
-Acompanhei o governador em várias reuniões e visitas aos clubes
-Director dos Serviços Comunicação e Imagem no Rotary Club de Sesimbra
Criei a Flâmula do Clube de Azeitão
-Antes da formação do clube quisemos fazer uma primeira reunião com outros clubes e convidados. Para isso ajudei a organizar a primeira palestra do clube com a presença do Professor Doutor José Hermano Saraiva que veio falar sobre Azeitão e a sua história. Tivemos a presença de muitos amigos e clubes, facto que nos encheu a todos de grande motivação.
-Fundador e sócio Honorário do Rotary Clube de Azeitão
Com muito esforço e dedicação pessoal o Rotary clube de Azeitão tornou-se realidade após (60 reuniões) cerca de um ano após a sua 1º reunião de formação com a entrega da carta constitucional no dia 30 de Março de 2008.
-Pelo trabalho desenvolvido na criação deste clube, foi-me concedido o emblema de fundador e sócio Honorário

NOTA: Por razões estritamente profissionais, devido ao elevado fluxo de trabalho “fora”, nos anos seguintes tive de “abrandar” a minha participação no movimento rotário.

2008-2009 – Governadora Teresa Mayer
-Membro da Equipa Distrital para os Audiovisuais
-Membro da Equipa Distrital para a Expansão e Criação de Novos Clubes
-Participação no Seminário da Equipa Distrital
-Participação no Seminário de Formação de Presidentes de Clubes
-Participação na Assembléia Distrital
-Participação na Conferencia Distrital
-Acompanhei a Governadora Teresa Mayer em alguma visitas aos clubes
-Director dos Serviços Comunicação e Imagem no Rotary Club de Sesimbra

2009-2010 – Governador Mário Rebelo
-Director dos Serviços Comunicação e Imagem no Rotary Club de Sesimbra
criando entre outras coisas o blogue do Clube http://rotaryclubsesimbra.blogspot.com/
-Director dos Serviços à Comunidade
-Participação na Assembléia Distrital
-Participação na Conferencia Distrital

201-2011 – Governador Joaquim Esperança
-Membro da Equipa Distrital na Comissão Audiovisuais e Informática.
-Secretário do Rotary Clube de Sesimbra
-Presidente da Assembleia Geral do Clube

Nota: A maior parte das vezes não fico nas fotos, uma vez que sou eu que as tiro, a razão porque não há muitas fotos nos outros anos.

1 comentário:

Carlos Sargedas disse...

Hoje dia 3 de Dezembro saíu a nomeação para governador o companheiro Fernando Martins do Rotary Club de Palmela.