Seguidores

sexta-feira, 30 de julho de 2010

ANTÓNIO FEIO


Foi á cerca de 40 anos que conheci o António Feio, assim como eu ela dava os "primeiros passos"no teatro, era um pouco mais velho que eu, mas como em todo o lado os principiantes em alguma coisa apoiam-se mutuamente. Anos mais tarde, eu deixei o teatro para seguir fotografia mas ele continuou. Tive depois contacto com ele ao longo de algumas peças que fez com o meu pai, o actor Mário Sargedas de quem foi muitíssimo amigo, muitos serões em nossa casa,e algumas tournés pelo país com esta ou aquela peça. Ultimamente, quando há uns anos fizemos aqui em Sesimbra uma homenagem ao meu pai e meu irmão (ambos com o mesmo nome) anos após as suas mortes, entre os diversos depoimentos de colegas que gravei para passar no espectáculo, um foi do António Feio que muito emotivo recordou alguns dos momentos partilhados juntos. Esta fotografia que ele também tinha no seu site, era uma das suas favoritas, curiosamente tirada por mim, na peça "Jesus Cristo em Lisboa" no teatro S.Luís.
Em jeito de homenagem e sentimento de grande amizade aqui fica a foto.

1º MERGULHO NOCTURNO

Ontem pelas 22 horas e até quase á meia noite estive com mais amigos a fazer o meu 1º mergulho nocturno, e por sorte minha no River , no Cabo Espichel.
Foi simplesmente Mágico! Uma experiência a repetir rapidamente.
Parecia uma piscina, sem ondas, quando apagámos a luz sob um céu estrelado foi uma sensação incrível.

TURMA 1977-1978


Após 30 anos, conseguimos reunir alguns colegas de escola. Um encontro cheio de emoções e muita nostalgia. Foi bom rever "velhos" amigos. Espero que continuemos também a encontrar os colegas que faltam. Um trabalha na SIC, outro no Ministério das Finanças,outros na Presidência da Republica, na educação, alguns na policia. Mais importante de tudo é que passados estes anos nos voltamos a ver... Foi muito bom! Muitos sentimentos nos tocam, muitas lembranças boas e menos boas , pois alguns infelizmente já faleceram como o caso do Armando. O Leonel está na Suíça e chega hoje, a Lurdes, a Lecas , a Palmira, o Xavier, o paulo Sá Cunha e o Zé Carlos já conseguimos contactar, vamos ver se nos reunimos de novo antes do Natal.



segunda-feira, 26 de julho de 2010

EU NA TVI










Uma entrevista de 30 minutos com Cristina Ferreira no programa " As tardes da Júlia", pois a Júlia Pinheiro está de férias e está a fazer o programa. Além de promover o meu trabalho e a empresa Falcão Azul, falei ainda de Sesimbra e do Cabo Espichel. Foi muito "interactivo" e no final acho que o balanço foi muito positivo .
No canal de maior audiência nacional e num dos seus maiores programas, é uma promoção impressionante.Durante a entrevista muitas pessoas ligaram para a TVI a querer informações dos passeios de helicópteros e do meu trabalho como fotógrafo.
A produção foi sensacional e veio ter comigo pedir os contactos para fornecer aos telespectadores.
Depois foram mais duas entrevistas de pessoas que como eu teem mais que uma actividade e que fazem no Verão uma aposta forte na sua segunda actividade, o primeiro além de pescador, aluga bicicletas para passeios na Costa Nova na zona de Azeiro, e o outro que é funcionário público, é pescador de lagostim no rio Tejo e aos fins de semana faz passeios de barco para turismo na zona de Vila Velha de Rodão.
Ao chegar a Sesimbra, para espanto meu, foram muitas as pessoas a felicitar-me na rua e a irem á loja, também houve uma "chuva" de e-mail's , sms's e mensagens no Facebook.

sábado, 24 de julho de 2010

ART & TUR 2010


Este é o cartaz do III Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos.
Este ano não vou concorrer com nenhum filme, porque infelizmente não obtive os apoios necessários para acabar o documentário do cabo Espichel. Mesmo assim vou estar presente com duas exposições de fotografia, uma sobre a ilha de Amorgos na Grécia com imagens realizadas durante a estadia no festival, e outra exposição é sobre os 600 anos do Cabo Espichel também como forma de apoio deste certame ao trabalho que tenho vindo a desenvolver em prol deste projecto.
Também o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra foi convidado a estar presente na sessão inaugural e fazer uma apresentação de 30 minutos sobre o Cabo Espichel, é pois para mim um marco muito importante , não só porque levo o meu trabalho até ao norte do país, como através deste festival lhe damos uma projecção internacional.
O Francisco Dias é o mentor, organizador e director do Festival e ao longo dos últimos meses o seu trabalho no desenvolvimento e acreditação do sector, tem sido incansável .
Aqui fica o programa :


3ª edição
2010


PROGRAMA

Barcelos recebe o 2º maior festival de filme de turismo a nível mundial
Pela terceira vez, as mais belas imagens do mundo serão exibidas em Barcelos. De 23 a 26 de Setembro, Barcelos será a capital mundial do Cinema de Turismo.

Ao longo de 4 dias, o ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo atrairá à cidade de Barcelos especialistas portugueses e estrangeiros, das áreas do Turismo e do Audiovisual.
De um total de 285 (!!...) filmes submetidos a concurso, provenientes de 35 países, serão exibidas as 80 melhores produções (Selecção Oficial do Júri). Em número de filmes e a nível mundial, o Festival ART&TUR é apenas superado por um festival que se realiza há já 43 anos, na República Checa: o Tourfilm Karlovy Vary.
O Festival ART&TUR é também uma forma de celebrar o Dia Mundial de Turismo, através de um conjunto diversificado de manifestações culturais, científicas e artísticas:
• A nível científico, destaque para a Conferência Internacional sobre Cinema e Turismo, que conta com a participação de reputados especialistas portugueses e estrangeiros. Trata-se de um evento único, especificamente consagrado ao impacto do Cinema no Turismo;

• A nível cultural, o principal foco é a comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade. O Festival ART&TUR dará destaque a iniciativas de três locais distintos do mundo: Barcelos da Amazónia, o Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique) e a comunidade Kuna Yala do Panamá. Na vertente nacional; a animação cultural do Festival ART&TUR incluirá um workshop de pintura de olaria e um workshop de instrumentos tradicionais portugueses, bem como uma sessão de fado, e diversas manifestações culturais protagonizadas por associações culturais de Barcelos.

• A nível artístico, merecem especial destaque três exposições de fotografia (“Amorgos” e “600 anos de Cabo Espichel”, do português Carlos Sargedas; e “Artes e Ofícios Tradicionais de Barcelos”, do polaco Andrzej Lojko), uma exposição de pintura e escultura ("Vozes do Silêncio" de Óscar Alves e Domingos Oliveira) e, ainda, uma exposição de bustos dos presidentes da República, da autoria do artista barcelense Joaquim Esteves, uma forma original os 100 anos da República Portuguesa.

Com tantos filmes e países representados, é o mundo que se apresenta em Barcelos; com tantas manifestações culturais e artísticas é Barcelos que apresenta ao mundo o que há de melhor na cultura portuguesa.



Breve apresentação
O ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo decorre anualmente em Barcelos, na última semana de Setembro.
O ART&TUR é o único festival de filmes de turismo que se realiza na Península Ibérica sob os auspícios do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (ONG com sede em Viena, que tutela a nível mundial a promoção turística audiovisual).
Pelo facto de ser um dos 12 festivais membros do CIFFT, os filmes premiados no Festival ART&TUR são, por inerência, candidatos ao Festival dos Festivais, que decorre anualmente em Viena no mês de Novembro.
Em três anos de existência, o Festival ART&TUR não pára de crescer. Como se pode ver no seguinte gráfico, em três anos a participação de filmes quase que duplicou:

Número de Filmes inscritos


Países representados:
Os filmes concorrentes ao Festival ART&TUR’2010 são provenientes de 35 países:
Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irão, Itália, Letónia, Luxemburgo, Marrocos, Montenegro, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia.


Programa

Enriquecidos com a experiência das duas edições anteriores, os organizadores do 3º Festival ART&TUR prometem em 2010 um programa muito recheado, com várias iniciativas de animação cultural e divulgação científica.
Eis as linhas da programação, para 4 dias intensos e variados:
Barcelos exibe as melhores imagens do mundo
Uma grande parte da programação do Festival ART&TUR é dedicada à exibição dos filmes que constituem a Selecção Oficial do ART&TUR 2010. Ao longo de 4 dias, serão realizadas 12 sessões temáticas de filmes, correspondentes às diversas categorias de filmes a concurso:
 Destinos;
 Ecologia e Turismo;
 Montanha;
 Aventuras e expedições;
 Turismo religioso;
 Turismo cultural;
 Hotéis/Resorts;
 Gastronomia e vinhos  Golfe
 Turismo náutico;
 Animação Turística / Eventos;
 Experiências memoráveis;
 Vida Humana /Pessoas e Lugares;
 Biodiversidade;
 Jovens Talentos;
 Turismo Acessível

Na Festa de Gala, a realizar na véspera do Dia Mundial do Turismo, serão anunciados os filmes vencedores em todas as categorias e o Galo de Ouro, para o Melhor Filme ART&TUR’2010.



1st International Conference on Cinema and Tourism
Esta conferência tem coordenação científica do GITUR – Grupo de Investigação em Turismo do Instituto Politécnico de Leiria e participação confirmada das seguintes personalidades e entidades:
- Stefan Roesch, alemão, especialista em Turismo Cinematográfico;
- Representante do Turismo de Portugal;
- Lorena Rodriguez Campo, professor da Universidade de Vigo;
- Norma Ferreira, professora do Instituto Politécnico de Leiria;
- Valdemar Martins, professor do Instituto Politécnico de Leiria;
- Paulo Pereira, presidente da Algarve Film Commission;
- Rocio Verdes, director do Malaga Film Office;
- Maurício Marques, representante da Madeira Film Commission;
- Maria João Arriscado Nunes, Porto Film Comission;
- Rubén G.García, director-executivo da Extremadura Film Commission;
- Xosé Manuel Iglesias, vereador do Turismo de Santiago de Compostela.
O programa detalhado desta conferência é apresentado no Anexo 1.

Turismo e Biodiversidade
O ART&TUR celebra o Ano Internacional da Biodiversidade através de três iniciativas culturais sui generis:

 Regeneração do Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique)
Associado ao filme da National Goegraphic "Africa's Lost Paradise", haverá um colóquio (convidados: membro da fundação Greg Carr e representante da Embaixada de Moçambique).

 Barcelos no coração da Amazónia:
No coração da Amazónia há um município chamado Barcelos! Tem só 25 mil habitantes, mas é maior do que Portugal e a Galiza juntos: 124 mil km2! No Ano Internacional da Biodiversidade, Barcelos da Amazónia apresenta-se ao mais alto nível em Barcelos do Minho, com um programa completo de eventos culturais.

 O Turismo em Kuna Yala (Panamá):
Dois investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um espanhol (Xerardo Pereira) e o outro membro da comunidade Kuna Yala (Cebaldo Inawinapi) vão apresentar um documentário e uma exposição fotográfica, e partilharão a sua experiência numa pequena palestra.

 Prémio Charles Darwin:
O Festival ART&TUR atribui ao melhor filme na categoria de Biodiversidade o prémio Charles Darwin, desde 2009, ano em que se comemorou o 2º centenário do nascimento do célebre criador da Teoria das Espécies.

 Amigos da Montanha
A associação Amigos da Montanha, entidade com forte curriculum em favor da preservação ambiental, associa-se ao Festival ART&TUR neste conjunto de iniciativas.

Caminhos de Santiago: peregrinação e turismo religioso
O ano de 2010 é Xacobeo (Ano Santo de Santiago, celebrado sempre o dia 25 de Julho – dia de Santiago – coincide com o domingo).
O ART&TUR associa-se a esta efeméride seleccionando e exibindo filmes sobre os caminhos de Santiago, com especial ênfase no Caminho Português
No restaurante Pedra Furada, ponto de paragem do Caminho Português (a 6 km de Barcelos), será realizado um almoço seguido de tertúlia, onde escritores, historiadores e peregrinos inveterados partilharão as suas experiências.

Exposições de escultura e pintura
 “Um século de República”
Bustos de todos os Presidentes da República portugueses ao longo de 100 anos
Autor: Joaquim Esteves
Local: Galeria de Arte de Barcelos

 "Vozes do Silêncio" - Pintura e Escultura
Autor: Óscar Alves e Domingos Oliveira
Local: Sala Gótica (Sala de Exposições da CM de Barcelos)

Exposições de fotografia

 “Amorgos”
Ilha grega no coração do Arquipélago das Ilhas Ciclades
Autor: Carlos Sargedas
Local: Casa da Juventude de Barcelos

 “600 anos do Cabo Espichel”
Principal centro de peregrinação no sul de Portugal, antes dos fenómenos de Fátima
Autor: Carlos Sargedas
Local: Vários locais da cidade

 “Artes e ofícios tradicionais de Barcelos”
Exposição de fotografia etnográfica concebida especificamente para o Festival
Autor: Andrzej Lojko (polaco): http://www.andrzejlojko.pl/tradycje%20swiata.htm
Local: Vários locais da cidade

Workshops
 Workshop de pintura de olaria
Sob orientação de artesãos locais, cada um pintará as suas próprias peças…

 Instrumentos tradicionais portugueses
Sob orientação do animador musical Carlos Alves (docente do curso de Animação Turística do Inst. Politécnico de Leiria), os participantes ficarão a conhecer uma trintena de instrumentos musicais portugueses, de norte a sul do país.



Animação

Além de uma sessão de fado, a anunciar brevemente, o Festival ART&TUR incluirá na sua programação diversas acções de animação, contando para isso com o apoio de associações barcelenses, designadamente:
 Banda do Galo, do Circulo Católico Operário de Barcelos: além de diversas músicas do seu repertório, tocará na Sessão de Abertura do Festival o Hino de Portugal e o Hino de Barcelos.
 Nucaminho – Núcleo de Camionistas de Barcelos: a estrutura móvel da associação Nucaminho servirá de sede para as acções de animação de rua do Festival, e a esplanada que será montada junto a essa estrutura será o ponto de encontro dos participantes do Festival ART&TUR. Com exibição de filmes…
 Motogalos – Clube Motard de Barcelos: Os participantes do Festival ART&TUR viajarão à boleia numa parada de motas.
 Tal como no ano passado, os convidados estrangeiros do Festival ART&TUR serão convidados a dançar o vira, num serão de folclore.


Pessoas
Organização / Contactos

Director-Geral Francisco Dias
ftpdias@gmail.com; 968054342.

Doutor em Ciências do Turismo (Universidade de Perpignan). Docente de Mercados Turísticos, Animação Turística e Metodologias de Investigação na Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche). Coordenador do GITUR – Grupo de Investigação em Turismo do Instituto Politécnico de Leiria.

Director Artístico ). Jaime Neves
fjneves@porto.ucp.pt

Professor Universitário.
Docente do curso de Som e Imagem, da Universidade Católica.
Director do Festival de Cinema Black and White.

Directora Executiva Isabel Marques
isabelandres@gmail.com ).

Doutora em Ciências do Turismo (Universidade de Perpignan).
Docente universitária (ISCET e Universidade Lusófona) nas áreas da Antropologia e da Sociologia do Turismo.

Directora de Comunicação Sara Rego
sara.isabel.rego@gmail.com

Mestre em Publicidade e Relações Públicas (Universidade do Minho) e Licenciada em Comunicação Social (Universidade do Minho). Directora de Comunicação da Portuguese Business e Directora - Adjunta e Editora da Projetar Casa Magazine

Secretário Rafael Ferreira de Jesus
rafaelferreiradejesus@gmail.com

Licenciado em Turismo (ISCET - Porto)
Mestrando em Gestão e Sustentabilidade no Turismo (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Peniche).


Júri do Festival ART&TUR 2010

Maria João de Freitas Arriscado Nunes (Presidente)
Coordenadora da Porto Film Commission, serviço responsável pelas produções audiovisuais na cidade do Porto.
Licenciada em direito, MBA em Gestão para licenciados em direito, pós graduada em Direito da Autarquias Locais e Urbanismo e em Direito do Urbanismo e Ambiente. Técnica Superior no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal do Porto.

Concha Pelayo
Escritora e jornalista de Zamora (Espanha), crítica de arte. Autora de vários livros. Gestora cultural. Comissária de exposições e organizadora de vários congressos. Membro da FEPET, Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo, escreve na imprensa especializada onde publica reportagens de viagens. Proferiu palestras sobre turismo em Beirut, Zagreb, Canárias e Madrid.

Ewa Kotus
Jornalista, directora geral do Festival Internacional de Filmes de Turismo na Polónia, criadora e editora chefe da revista internacional “Film, ART & TOURISM”, fundadora e directora da Academia Polaca de Filmes de Turismo, presidente do conselho de administração da Fundação Europeia "Europa 2004".

Fernando Faria Paulino
Docente universitário e investigador (ISMAI - Instituto Superior da Maia e UAb - Universidade Aberta) nas áreas da antropologia, antropologia visual e documentário. Investigador na área da antropologia do turismo, à relação entre imagens e turismo e ao património imaterial. Realizador de documentários e autor de produtos hipermédia de carácter antropológico.

Georges Pessis
Diretor Geral do festival FIMAC(Festival International des médias audiovisuels corporate), Diretor Geral dos Archives Nationales Audiovisuelles des Entreprises et des Collectivités, Cavaleiro da Orden Nacional do Mérito e Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da França, Produtor de mais de 300 programas audiovisuais, em mais de 30 anos de experiência

Juan Francisco Rivero
Iniciou a sua carreira como jornalista de turismo em Maiorca. Presidente da Associação de Jornalistas de Turismo da Extremadura (APETEX) e vice-presidente da Federação Espanhola de Jornalistas de Turismo. Leccionou Comunicação Turística em várias universidades. Participou no último Festival Internacional de Cinema do Cairo.

Nuno Oliveira
Doutorando em Ecologia. Coordenador das Estratégias de ‘Business & Biodiversity’, ‘Countdown 2010 – Travar a Perda de Biodiversidade’ e dos ‘Planos de Acção de Conservação’. Coordenador de projectos de gestão de Biodiversidade Urbana e Agro-florestal. Moderador de vários grupos de Facebook dedicados aos temas da conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas

Paula Cardona
Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, da Universidade do Porto. Foi durante muitos anos directora da Divisão de Turismo da Câmara Municipal do Porto.

Paulo Cravo Lourenço
Professor na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, onde também coordena o curso de Marketing Turístico. É doutorado em Ciências da Comunicação. Como docente dedica-se aos aspectos da integração do Marketing com o Turismo, mas quando tem tempo os seus interesses viram-se para a análise do discurso mediático, fenomenologia e filosofia da informação.

Valter Carlos Cardim
Arquitecto, italo-Brasileiro. Doutorado em Antropologia; docente no IADE: Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (Lisboa); Vice-Presidente do Conselho Cientifico da Escola Superior de Design; Coordenador da Área Científica de Publicidade e Coordenador do Mestrado em Publicidade

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CONTRALUZ



Cheguei á pouco da estreia de CONTRALUZ. Não só gostei, como achei o filme simplesmente espectacular e surpreendente! O realizador português Fernando Fragata conseguiu na América reunir todos os ingredientes de forma a tornar a "receita" num bom produto cinematográfico. Sente-se o "peso" de Hollyood e das grandes produções, e em particular o enredo , e o ritmo estão "no ponto". Um filme a não perderem!

terça-feira, 20 de julho de 2010

600 OLHARES - EXPOSIÇÃO PINTURA DE BERTA SIMÕES MONTEIRO













































Inspirada no livro do Francisco Rasteiro "Fora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra" a directora artística da galeria Arte & Mar e também pintora e artista Berta Simões Monteiro, conseguiu surpreender todos pela originalidade e minuciosidade dos seus trabalhos.
Quadros pintados e depois com aplicações de papel reciclado em conjugações de vários formatos , alguns a lembrar filigrana , consegue conjugar as formas do Espichel , as cores, as plantas e flores deste magnifico local. Num trabalho de muitas horas e muita paciência e técnica que a artista já nos habituou.
Para mais fácil compreenderem este trabalho junto a foto do quadro com a respectiva página do livro.