Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ART&TUR E FINISTERRA EM SESIMBRA

Já Começou!
Logo de manhã, começaram a reunir-se no hall da biblioteca municipal de Sesimbra os convidados, alguns amigos, realizadores, cineastas, produtores, jornalistas nacionais e internacionais.




A minha convidada especial Concha Pelayo que veio apresentar a exposição de seu pai, mas também como escritora e jornalista de turismo, que após a sua apresentação e já durante o dia me disse que ficou maravilhada com Sesimbra e com o Hotel Sana Sesimbra onde está instalada dizendo que irá fazer uma reportagem para a imprensa espanhola sobre o Festival, mas também sobre Sesimbra. Entretanto fomos dando entrevistas à comunicação social , que esteve também em directo para a rádio da Sesimbra Fm.









Depois da apresentação da Concha foi a apresentação da minha exposição de Amorgos na Grécia, onde falei um pouco da minha experiência na procissão ali retratada e das semelhanças com alguns lugares aqui de Sesimbra e Arrábida. Por fim o Vereador de Barcelos, o Dr. César Pires apresentou a exposição do fotógrafo Polaco sobre os artesãos de Barcelos, falando depois o director do ART&TUR falor sobre a exposição.






Já após a entrada na sala de espectáculos, foi a vez de apresentação do ART&TUR 2011. Após os discursos de Francisco Dias como director do Festival de Barcelos, do vereador do turismo de Barcelos Dr. César Pires manifestar o seu agrado desta nossa mostra do evento Bercelense , foi a vez do Aleixo Terra da Mota como representante do Turiforúm, dizer quais as espectativas e possiveis colaborações para este FINISTERRA. Depois falei sobre a razão deste festival e desta mostra de filmes em Sesimbra, e a sua ligação ao "meu" projecto do cabo Espichel e a candidatura da Arrábida a patrimonio mundial pela UNESCO. Por fim o sr. presidente da Câmara arq. Augusto Pólvora no momento da sua intervenção, falou sobre a sua presença no ano passado em Barcelos aquando a minha exposição do Cabo Espichel, e agora sobre o meu trabalho desenvolvido do desenvolvimento turistico da região e que tem como sempre recebido o apoio da câmara Municipal de Sesimbra, também agora na realização desta mostra internacional de filmes de turismo.

Após a sessão inaugural, Francisco Dias fez a sua apresentação promenorizada da vasta e variada programação deste festival ART&TUR 2011





e por fim eu, depois de apresentar o meu filme de Sesimbra, filme escolhido para representar este Finisterra, fiz a minha apresentação sobre o que pretende ser o FINISTERRA-ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL.
Acabei a sessão com a apresentação dos restantes filmes do Falcão Azul que fizeram as maravilhas dos presentes.


Após o almoço com o sr. presidente da Câmara e os restantes membros da mesa, juntáram-se os membros do júri do Finisterra, onde abordámos algumas questões que teremos que organizar.
Á tarde enquanto decorria a primeira sessão de filmes no cine teatro com filmes do Luxemburgo, Espanha, Áustria, Suécia, e Brasil, fizemos uma viagem até ao Cabo Espichel para um breve tour acompanhado pelo Dr. João Ventura que fez uma "visita guiada" aos convidados presentes.








Ao fim da tarde, foi a vez de apresentar e fazer o lançamento dos meus postais turisticos de Sesimbra, Lisboa e Portugal, na esplanada panorâmica no terraço do Sana Sesimbra Hotel também parceiro neste festival com a cortesia de um vinho para acompanhar esta apresentação.
Também o Hotel do Mar fez parceria e assim como o Sana Sesimbra Hotel cederam os quartos de alguns dos convidados.












Por fim, pelas 21,30h a segunda sessão de filmes com filmes da Polónia, Portugal e Brasil.

Foi uma dia cansativo e de muitas emoções, mas um dia em cheio!

Sem comentários: