Seguidores

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O USO DAS MINHAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÂO

Desde há muito que sou abordado com o pedido para a utilização gratuita de muitas das minhas fotos, principalmente as fotos aéreas, para trabalhos escolares, teses, e até para ilustrar apresentações. Em todas as vezes, sempre disponibilizei as imagens gratuitamente, sem que a maioria das pessoas possam ter sequer ideia do custo de produção dessas mesmas imagens.
Dezenas de milhares de euros em horas de aluguer de helicópteros, edição e produção para que essas fotos sejam aquilo que mostramos. Como profissional de imagem a minha fonte de receita é o meu trabalho, mas se o começo a dar gratutitamente, em alguns dos casos é porque a Cultura não deve ter preço, e sempre que o pedido for para ajudar na instrução de alguém terão sempre o meu apoio. Quem necessita das fotos ou videos para fins comerciais ou editoriais só tem que as pagar, porque é o nosso trabalho (de fotógrafos). Assim, se olharem para trás neste meu blog, algumas vezes tenho dito poderem utilizar as minhas imagens, sempre que quiserem, apenas quero que as solicitem e mencionem no referido trabalho o autor .
Com o sucesso que a minha empresa Falcão Azul Serviços Aéreos em Helicóptero tem feito recentemente com a realização de videos promocionais dos nossos passeios aéreos, até ao momento, estão feitos quatro de uma série que estamos a realizar, dizia eu... que com o sucesso da qualidade documental e cinematográfica do filmes, muitas teem sido as solicitações de outros blogs para as puder colocar, já referi aqui também o convite da RTP Internacional de passar os meus filmes para todo o mundo onde estão presentes. Por isso foi com uma certa desilusão que por mero acaso dei com um blog que até fez um elogio ao meu trabalho, colocou um filme ,fazendo uma edição manipulada das imagens, tirando o som de fundo com a respectiva locução e ainda por cima, não só não faz qualquer referência aos créditos dos filmes, como ainda tem como referência que todos os filmes que não estejam com asterisco (*) como é o caso são editados e realizados pelo autor do blog.
Com o titulo " For a special friend" do dia 29 de Março o blog http://foamjoe.blogspot.com/ com o nome de BLUEMAN usa as minhas imagens tiradas dos filmes do meu site de Turismo aéreo
www.falcaoazul.com e ainda os coloca no You Tube como sua autoria.

Sem comentários: