Seguidores

terça-feira, 21 de abril de 2009

SENHOR JESUS DAS CHAGAS



Falar de Sesimbra é falar do Senhor Jesus das Chagas - foi durante uma tempestade, no século XVI, que surgiu na praia, em frente à vila, uma misteriosa imagem de Cristo. Estava por cima de uma pedra,hoje intitulada de "pedra alta" por nunca ser coberta pela água do mar. Os pescadores levaram a imagem em procissão para a capela da Misericórdia e chamaram-lhe Senhor Jesus das Chagas. Descobriram então o seu padroeiro, imagem feita em tamanho real que não deixa de nos emocionar ao vê - Lo passar.

                               
A festa do Senhor Jesus das Chagas realiza-se em Sesimbra durante os últimos dias de Abril e a primeira semana de Maio, onde se realiza uma novena, procissão, missas, sermões e pagamento de promessas. O percurso de uma das maiores procissões do sul do país é o mesmo que já se fazia no século XVIII. Durante esta, há seis paragens: duas para abençoar a terra e quatro para abençoar o mar.
Nota: O video aqui apresentado foi retirado da internet da Sapo vídeos com um agradecimento a cibersul. Apesar de não ter som, dá uma ideia da sua dimensão. 

Sem comentários: