Seguidores

sábado, 13 de junho de 2009

LUÍS SUSPIRO Memórias de um Rural Refinado

Claudia Silveira (jornalista) que acompanhou parte do nosso trabalho, Luís Suspiro (chefe Cozinha) e Eu



Ao longo deste último ano andei a fotografar e a acompanhar o chefe de cozinha Luís Suspiro algumas zonas do nosso país  numa busca ás raízes da cozinha popular portuguesa. 
Este trabalho que se veio a tornar num projecto de alguns milhares de fotos, algumas raras e magnificas, foram para complementar uma biografia escrita na primeira pessoa pelo chefe que recordou os dias e locais de infância, o seu percurso pelas zonas de Santarém, Sesimbra, Alentejo e Algarve, reflectindo a influência que ela teve na sua vida como homem e como influenciou o seu modo de cozinhar.
Foi efectivamente um ano vivido com bastante intensidade , com muita boa comida , e bebida qual delas a melhor, de locais místicos com homens e mulheres, qual mágicos de cozinha á frente de um "caldeirão" de porções mágicas. Foram também momentos de  reencontros, de pessoas, e lugares mas principalmente de emoções... 
Foram dias e meses de muito trabalho, á procura dos poucos lugares onde cozinhar é como rezar, devagar... os tempos são longos, os cheiros elevam-se no ar, os paladares são únicos e inconfundíveis , a companhia é do mais puro Portugal, e as manhãs prolongam-se até á noite.
Começamos pela zona de Santarém, os avieiros do Tejo proporcionaram-me momentos belos e de raro prazer para fotografar, os campinos na sua peculiar forma de viver com umas fotos á lareira difíceis de esquecer, os forcados na minha primeira experiência de ida a uma corrida de toiros , as tentas públicas onde o povo confraterniza de forma bem popular e a tenta privada onde a burguesia demonstra o saber bem receber, as casas senhoriais e os toiros, os campos, os produtos da terra, e as pessoas, e a experiências das Tabernas, nem sei o que dizer... 





Descemos até á costa de Sesimbra, para mim mais fácil, porque é a minha terra, fotografei numa outra perspectiva, o Mar, a Serra, o peixe,  os pescadores, os pratos e alguns restaurantes típicos, onde os produtos frescos e a riqueza humana de quem faz do Mar um modo de vida. 
Os pratos são principalmente no carvão, assados e com uma mestria que torna os mais singulares peixes num manjar de diferentes sabores.




Subimos aos céus e chegámos ao Alentejo, as planícies e os tons bem diferentes, confundem o mais distraído passeante, foram várias as experiências gastronómicas ao longo de vários dias, a riqueza dos pratos e dos produtos bem regionais foram um descobrir de um novo Alentejo, aqui fiquei rendido, aquilo que até aqui tinha evitado, o comer e beber demais, foi impossível
resistir, os pratos foram aparecendo para fotografar e para petiscar, as pessoas na sua forma
de bem receber tornaram bem diferentes as formas de ver o Alentejo. Também aqui a experiência fotográfica foi bem demarcada, com uma reportagem sobre o porco preto que me deixou algo impressionado com o ritual da sua morte, assim como o tradicional traje do pastor alentejano que felizmente ainda se vai preservando.




Ao regressar a Lisboa foi o fotografar de lugares e pessoas, colegas também cozinheiros que o chefe faz questão de mencionar no seu livro, e que considera amigos, não concorrentes. As noitadas, e os dias de "recuperação", os bons e os maus humores de quem prima pela perfeição e não aceita qualquer falha dos seus colaboradores. Depois foi o começar dum grande desafio para mim, o de ir ilustrar fotograficamente 60 dos seus pratos, que foram o adaptar dos pratos tradicionais que fotografei nas diversas localidades, agora para esta nova realidade e apresentação que é a cozinha groumet do chefe Luís Suspiro, com a sua ajuda e criatividade de chefe bem experiente e sabendo bem aquilo que quer, conseguimos fazer um trabalho magnifico e de que realmente me orgulho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calos
Belíssimo trabalha, excelente mesmo.
Dou os meus parabéns a todos que fizeram parte neste projecto.

Cumprimentos

Pedro Ferreira disse...

Um excelente trabalho... deve ter dado um gozo tremendo fazer parte desse projecto...
Os parabéns a toda a equipa...