Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

A MINHA INICIAÇÃO Á ESPELEOLOGIA II

Hoje foi o coroar de um fim de semana fabuloso! A descida á gruta da garganta do Cabo é simplesmente um desenrolar de emoções e sensações.
Começámos por descer pela enconta bastante ígreme atá á entrada da gruta, ao passar o pequeno orifício, o primeiro impacto, olhamos para baixo e a 45 metros vemos lá em baixo um buraco onde a água do mar entra com uma força imprecionante, e ao longo do dia vai aumentando essa força à medida que a maré enche.

A equipa

A entrada para a gruta
O Rappel Vertical de 45 metros


Depois foi a minha vez para a descida, prendi as "peças" todas e de repente estou pendurado por uma corda para o vazio com um fundo de 45 metros, é uma sensação indiscritivel . A pouco e pouco fui "dando corda" e lá desci este rappel vertical até bem ao fundo daquela emoção.



















Seguiram-se os outros o que até ao fim demorou cerca de hora e meia. Após uma breve paragem para recuperar forças e comer alguma coisa, eis que começamos a descida por um buraco e várias passagens entre galerias, subidas e descidas á esquerda e á direita, para cima e para baixo.



Uma pequena explicação pelo José saleiro sobre as formações e as galerias que vamos encontrar

Os meus receios de ficar entalado com a fobia da claustrofobia depressa se dissiparam, o Zé Saleiro deu-me o apoio e a confiança necessária para conseguir passar aquilo que nunca na minha vida alguma vez pensei conseguir fazer, as emoções andávam como os buracos, ora para cima, ora para baixo ou para os lados, mas em momento algum tive receio.


















De costas ou de barriga para baixo, a fazer força contrária para subir por um "tubo" e de escorrega para descer outras tantas aberturas que á primeira vista pareciam não ter saída, até que regressámos á sala da partida, fiz também aí algumas das minhas primeiras fotos de espeleologia a sério, e senti também que a minha experiência no mergulho aqui fez algum efeito com a "falta de ar" mesmo estando a respirar . Enfim com muito orgulho foi "Prova Superada"!






Mais uns momentos de descanço e começou a grande jornada que foi o rappel vertical da subida, uma vez mais fui o segundo a subir. As emoções agora são quase as mesmas, mas agora com o mar bem mais agitado com maré cheia. O bater da água nas paredes fazia ecoar o estrondo do impacto da água naquela pedra com milhões de anos. Não foi fácil, pois tive que fazer várias paragens ao longo dos 20 minutos que levei a subir. A minha garganta ardia pela secura e pela adrenalina de quem está apenas preso "por um fio" á vida e ao Cabo, mas ao chegar ao topo a sensação de ter conseguido é fantástica, depois olhei para baixo e os outros pareciam pequenas formigas com os "pirilampos" dos capacetes acesos, mesmo assim apesar de alguns terem feito o mesmo em 10 minutos a média é de 25 minutos, e quando se tem já cinquenta ainda é pior, por isso segundo o pessoal até me safei muitíssimo bem.




Até subir o último foi mais cerca de 3 horas e meia, mesmo assim o mais dificil foi subir de novo o terreno até cá acima debaixo de um vento forte e chuva.
Foi certamente uma das grandes experiências da minha vida!
Neste momento, penso que serei dos poucos ou raros fotógrafos que fez fotografia aérea, terrestre, subaquática e suterrânea. Fica apenas a faltar o ESPAÇO...

1 comentário:

jose antonio marques disse...

Só encontro uma palavra para classificar essa Aventura:
"FANTÁSTICA"
Parabéns !
Também gostaria de ir um dia...