Seguidores

domingo, 26 de abril de 2009

BARCOS DE CRUZEIRO EM SESIMBRA?





Sei que uma das intenções (não se pode chamar ainda projecto) de desenvolvimento para o turismo de Sesimbra é o trazer alguns barcos de cruzeiro a passar por Sesimbra. Há  alguns meses ouvi o Sr. presidente da câmara municipal, Augusto Pólvora referir numa das reuniões do grupo Turiforum a qual pertenço, ter recebido uma proposta para Sesimbra passar a receber com alguma periodicidade os barcos de cruzeiro que vem ou vão para Barcelona, a passarem  aqui,1º porque  as dificuldades inúmeras e o elevado custo do porto de Lisboa ,2º a impossibilidade do porto de Setúbal, tornam Sesimbra um local ideal. Para isso havia que criar infra-estruturas terrestres e desenvolvimento logístico e de transporte para que os milhares de turistas possam  nos visitar mas também se deslocar a Lisboa, Cascais, Setúbal.
Assim como nas ilhas das Caraíbas, os barcos poderiam ficar ao largo e pequenas embarcações faziam os transferes, ficava Sesimbra e todo o comércio, restauração e serviços a ganhar, pois é sabido que os cruzeiros, são uma grande fonte de receita, um grande polo de desenvolvimento e enriquecimento do local, vejamos o caso da Madeira que recebe milhões de turistas por este meio, não querendo desde já qualquer tipo de comparação, mas se pensarmos que a Madeira nem sequer tem areia nas suas praias, grande trunfo temos nós com uma das mais belas praias e zonas turísticas do País. Basta pensar que ao longo do ano Sesimbra, o cabo Espichel, o Castelo, a Serra da Arrábida, a pesca, o mergulho o nosso património passariam a ser conhecidos e visitado por milhões de pessoas, que certamente nem lhes passa pela cabeça que quando vão a Lisboa tem o "paraíso" mesmo aqui ao lado.
Sei que também alguns representantes das empresas de cruzeiro já visitaram Sesimbra de forma a observar as boas condições que temos para oferecer; Mas também sei que não há grandes vontades locais para que isso venha a acontecer, sei que a criação de uma nova alfândega não seria vista com bons olhos por alguns, há quem pense que muita gente só iria criar confusão e que não estamos preparados para receber tanta gente nisso concordo plenamente , mas temos que arregaçar as mangas e começar a trabalhar e criar as condições para isso. Numa altura em que as preocupações sobre o futuro são um problema presente, poderemos assim ter a garantia do desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade para Sesimbra.

1 comentário:

Elnino disse...

Boas,
não sendo de Sesimbra, sou recorrente nas idas a esta tão bela vila do nosso Portugal.
concordo perfeitamente com o "paraíso aqui tão perto", costumo fazer mergulho em toda a reserva marítima Luís Saldanha.
Temo que ao fazer de Sesimbra um grande ponto de turismo, que a degradação da reserva seja uma consequente, mais, acho que a localização de Sesimbra não permite o crescimento da vila de maneira a que conseguisse satisfazer os requisitos necessários a um projecto com tamanhas dimensões.
Acho que Sesimbra iria perder parte do encanto.

abraço

http://www.youtube.com/user/elnino73

www.bafadaquinta.blogspot.com