Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PEDRA DA MUA, PEDREIRA DO GALINHA E VALE DE MEIOS CANDIDATURA IBÉRICA A PATRIMÓNIO MUNDIAL









Numa breve visita a Sesimbra, nomeadamente ao Cabo Espichel, estiveram presentes alguns elementos do ICNB, Museu de História Natural, também presentes antigo director do Museu Dr. Galopim de Carvalho e a Drª Vanda Santos, a Vereadora Felícia Costa e o técnico da Câmara João Ventura , o Dr. Paulo Caetano, são alguns dos nomes que conheço entre outros, e elementos pertencentes á UNESCO , que vieram observar um dos três locais portugueses que em conjunto com locais espanhois apresentaram candidatura para Património Mundial , aqui em Sesimbra, o Monumento Natural da Pedra da Mua sito no Cabo Espichel com 145 milhões de anos; O Monumento Natural das pegadas de Dinossáurios Ourém em Torres Novas com 168 milhões de anos e Vale de Meios em Alcanede, Santarém.
Espero sinceramente que este seja um primeiro passo de uma grande maratona e que em conjunto TODOS possamos elevar o Cabo Espichel ao nivél cultural onde merece estar.
Após uma passagem pelas pegadas dos dinossauros e pela ermida da memória, onde puderam também observar o primeiro registo conhecido mundialmente sobre pegadas de dinossauros, através de um dos painis de azulejos ali colocados , onde estão desenhados as pegadas de dinossauros comos endo de uma "Mula Gigante". Seguiu-se algumas apresentações sobre o panorama geológico português e o seu desenvolvimento, e a explicação de como se escolheram estes três locais das largas dezenas existentes no nosso país.

Sem comentários: