Seguidores

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Farol Do Cabo Espichel

                                   Vista aérea

                                   O Interior

Quantas pessoas visitam o Cabo Espichel todos os fins de semana? São certamente algumas centenas. Mas se perguntarmos se já visitaram o Farol, na sua maioria diz que não. 
Há uns anos tive a possibilidade de o visitar, num daqueles fins de semana dedicados á ciência e onde se fazem marcações para visitar o farol. Foi uma experiência única e que recomendo a todos os que por lá passarem, se puderem,que subam a grande escada de caracol, é cansativo mas vale a pena, a vista é simplesmente deslumbrante.
As famílias que vivem lá, são o exemplo de simpatia e de bem receber, é de facto estranho, quando muitos de nós pensamos nos faróis como um ponto isolado, mas não pensamos que lá vivem pessoas que também estão isoladas, hoje menos do que há uns anos , graças ás novas tecnologias o que também vem facilitar esta vivência.
Quando pensamos que estão lá também para fazer a manutenção  limpeza das lâmpadas, prismas e espelhos, não só do farol mas também das bóias e balizas que estão ao longo da costa marítima, começamos a perceber o quão ingrato é esta profissão. São efectivamente Homens e Mulheres de grande valor e sentido humanitário, são eles que ALUMIAM  todos aqueles que estão no mar e que em circunstâncias difíceis podem fazer a diferença entre a Vida e a Morte.

Sem comentários: