Seguidores

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Será mesmo necessário?


Com o fama do maior desfile de carnaval de palhaços do mundo, Sesimbra encheu-se de visitantes que escolheram esta minha terra para passar o dia. O sol ajudou e muito o que melhorou a boa disposição e o ambiente era do melhor.
Como diz o ditado, "uma imagem vale mais que mil palavras"... Quando começou o desfile o clima era de festa e boa disposição, alegria e muita, muita brincadeira. Não deixei de estranhar e até mesmo a sentir-me incomodado por ver no inicio do cortejo  uma brigada da GNR que em jeito de "ala de abertura" ía á frente...
Pergunto: Seria mesmo necessário?
Não sei de quem foi a ideia, mas na minha modesta opinião, apenas serviu para dar uma ideia errada... Será o nosso desfile muito violento? Esperava-se investidas? Até que ponto se previam desacatos, ou situações que justificassem a presença destes homens? Não tenho nada contra as pessoas, apenas acho que não era necessário esta demonstração de "força".
Soube depois, que durante a madrugada, foi efectivamente necessária a sua presença (mas nunca no desfile). O acumular de álcool ao longo do dia e das noites, provocou disturbios e até houve situações de grande violência, também aí , houve a intervenção directa das forças policiais, talvez em excesso com pessoas que apenas vinham de passagem a levaram por tabela, apenas porque vinham a passar no local errado há hora errada.
E o que fazer quando após uma noite de trabalho, se vai para casa para descansar e apenas porque moramos na zona, levamos umas bastonadas? Enfim, há que ter algum critério para colocar e escolher onde colocar as forças de segurança, para não cairmos no ridiculo de como acontece agora, á noite, já não haver muitos lugares (leia-se colectividades) para se passar o carnaval,enfim foi-se perdendo o verdadeiro espírito de brincadeira,(como me lembro), brincávamos apenas a pregar partidas inofensiveis uns aos outros, sempre com respeito e boas maneiras , e sem nunca prejudicar ninguém... quem se lembra dos badalos?e das barcas á porta de casa? Os bailes, eram toda a noite e com dois conjuntos para a música não parar... agora com quase tudo fechado, restam alguns bares e pouco mais, a câmara colocou um palco na rua para animar um pouco o ambiente, mas o frio e humidade nocturna, não convida a muitas famiias a saírem, mas sim os grupos que num desafio á imaginação vão animando quem passa.

Sem comentários: