Seguidores

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Santuário Nª Srª Cabo Espichel





Já não é novidade para ninguém a minha paixão pelo Cabo Espichel, já falei aqui algumas vezes e certamente sempre que se justifique , continuarei a falar .
Ontem tive a oportunidade de lá passar, Domingo de chuva, mas o local continua enigmático, não me fica de todo indiferente, continua certamente a "tocar-nos" do mesmo modo que há cerca de 700 anos fez com que ali fosse erigida uma pequena igreja.
De uma pequena brochura editada pela Câmara Municipal de Sesimbra há  alguns anos, pode ler-se: "... Com a vinda de muitos devotos e curiosos... começaram a construir barracas e pequenas casas... para acolher os peregrinos e dar-lhes repouso, após prolongada viagem. Construiu-se também uma igreja de pequenas dimensões. Dessa primitiva igreja são os dois quadros pintados, em madeira, representando Santo António e São Tiago, pintura da Escola do Mestre da Lourinhã que são os mais valiosos quadros do Cabo.
Por iniciativa do Rei D.Pedro II, em 1701,iniciou-se a construção de uma ampla igreja, no lugar onde se edificara a primeira, já suficiente para albergar os peregrinos. Em 1707, já se pode levar para a nova igreja a imagem da Senhora do Cabo, até então na Capela da Pedra da Mua.
A igreja continuará a sua construção, quase acabada nos fins do século XVIII.Em 1740, o pintor Lourenço da Cunha decora a abóbada da igreja com um dos mais célebres frescos da Assunção de Maria ao céu..."
Um local para visitar... e meditar.

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela sua visita ao meu cantinho de Imagens, o seu blog é belissimo,parabens adicionei o link.